terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Os índios antes da chegada do colonizador


Era numerosa a população indígena antes da chegada dos colonizadores no nosso território. Com isto quero dizer que havia espaços ocupados e culturas antes da chegada de padres e demais povos no nosso país. Podemos perceber que a história de Sergipe e do Brasil não começa com a chegada dos portugueses.

  Ao contrário do que se pensam os índios também tinham cultura, tinham seu “modo de ser”, tinham rituais, símbolos, regras sociais, divisão do trabalho, uma organização administrativa na figura dos pajés, chefes, conselhos de anciões. Eles já tinham uma organização social estabelecida mesmo que diferente das dos demais povos que aqui chegaram.
   
 Apesar de não encontramos fontes deixadas pelos nossos primeiros habitantes podemos conhecê-los através das fontes deixadas pelos viajantes, cronistas, padres. A cultura deles não morreu apesar de ter sido muito mal tratada e interpretada, podemos enxergar reminiscências da sua cultura no nosso cotidiano, por exemplo,  em nossos hábitos alimentares ao usarmos a farinha de mandioca que era muito apreciada pelos índios.
  
                                                            Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário