terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Conquistas da fé na gentílica basílica: A catequese jesuíta na aldeia do Geru (1683-1758)


“Conquistas da fé na gentílica basílica: A catequese jesuíta na aldeia do Geru (1683-1758)” é uma dissertação de mestrado defendida por Ane Luise Silva Mecenas Santos em maio de 2011 no programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da Professora Dra. Carla Mary S. Oliveira.

 Tem como objetivo discutir as representações jesuíticas produzidas na aldeia do Geru entre 1683 a 1688, a partir dos escritos do superior da ordem na localidade, Padre Luiz Mamiani e têm-se as seguintes palavras chaves: catequese, conquista, Geru, Jesuíta, Mamiani, Sergipe.

A dissertação é dividida em seis capítulos, o capitulo um tem como titulo: “ O dobrar do Sino”, vai da página 1 a 22, é um capitulo introdutório onde a autora explica e apresenta à delimitação temporal e espacial da pesquisa, além de apresentar a ocupação dos primeiros jesuítas na capitania de Sergipe Del Rey, em que uma dela é a aldeia do Geru, a antiga aldeia Kiriri. A autora comenta sobre os obstáculos encontrados no processo de conversão devido à idolatria do gentio e os embates com os donos de gado da região próximo ao rio Real, apresentando os meios utilizados para a catequese e a importância da língua local como instrumento de conversão.

O capitulo 2 denominado “ Liturgia da palavra- Os caminhos para o êxito no projeto da catequese”, vai da página 23 a 61. É constituída por três subtítulos o 2.1 “saudação inicial: embates entre a cruz e a espada na conquista das terras além do rio Real (1575) página 34 a 52. O 2.2 Ato penitencial: a guerra de Sergipe (1590) página 52 a 56. E o 2.3 do martírio à glória: as sesmarias e possessões jesuíticas na capitania de Sergipe Del Rey página 57 a 61. A autora trata do encontro entre as duas culturas a do jesuíta e índio, da conquista do espaço da capitania de Sergipe Del Rey e a efetiva colonização concluindo o capitulo com o estabelecimento de missões ambulantes e as primeiras residências dos membros da companhia de Jesus na capitania na busca de novos fiéis, através da disseminação da fé católica. Preocupados em combater às heresias, aos maus costumes dos povos tidos como bárbaros e os impasses com os colonos que queriam escravizá-los. 

O capitulo 3 denominado “Liturgia Eucarística- O projeto ganha forma: A ocupação jesuítica na aldeia do Geru” vai da página 62 a 105. Têm-se os subtítulos 3.1 “os silêncios de guerra impostos pelos primeiros contatos”, página 63 a 69. “O 3.2 “Leituras para apaziguar as querelas da catequese” página 69 a 82 o 3.3” a sacralização do espaço da aldeia por meio da homilia” página 82 a 100 e o 3.4 “oração universal: a saída dos soldados de cristo e a chegada das tropas da coroa” da página 100 a 105. A autora apresenta a presença dos inacianos nas terras dos índios Kiriri , os embates do mundo profano desde a ocupação territorial da aldeia, a compra do espaço e a disputa com os donos de gado da região.

O capitulo 4 denominado “Liturgia Eucarística ” vai da página 106 a 138. Tem-se os subtítulos 4.1 “catecismo Kiriri : a preparação dos dons” página 109 a 111. 4.2 “oração eucarística:a disciplinarização da vida página 112 a 129. E o 4.3 “ritos de paz: a disciplinarização da moral” página 130 a 138. A autora apresenta a ação catequética na aldeia, os instrumentos fundamentais para facilitar o processo de catequese: a gramática e um catecismo Kiriri.


O capitulo 5 “Ritos de conclusão” vai da página 139 a 145 e é um resumo da dissertação.


O capitulo 6 são as Referencias bibliográficas vai da página 145 a 154, a autora apresenta as referencias bibliográficas da sua dissertação compostas por manuscritas, fontes imprensas, anais, livros, artigos de periódicos e capítulos de livros, teses e dissertações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário